Δεκέμβριος 05, 2023

Comparativo de padrões alares em cigarras Zammarini da Mata Atlântica do Brasil

Atualmente contamos com registros de três espécies de cigarras da tribo Zammarini para as regiões de Mata Atlântica do Brasil e seus fragmentos. Essas espécies são: Zammara tympanum, Orellana strepens e Orellana bigibba.

As espécies são visualmente semelhantes (especialmente Orellana strepens e Orellana bigibba) e têm sido identificadas na plataforma principalmente pela análise de sua morfologia externa e por padrões dorsais dos indivíduos.

A análise do canto dessas cigarras também já tem possibilitado fazer a distinção entre elas, tendo em vista que o canto de Orellana biggiba (das três, o único ainda desconhecido) foi recentemente verificado, dando-nos parâmetros para comparar o som produzido por cada uma das três espécies.

Até o momento, porém, não tínhamos disponível um comparativo dos padrões alares dessas cigarras e se seria possível reconhecer e distinguir as espécies através desses padrões. Foi elaborada, então, esta análise dos registros que é resumida nas descrições abaixo (perdoem pois como leigo, muitos termos certamente não são os usualmente adotados).

DOWNLOAD EM PDF: https://drive.google.com/file/d/1LdmbMKKMCq4jH4h8Yr28ugH2BIUDLezv/view?usp=sharing

Apesar de haver variações nos padrões alares dos indivíduos das três espécies, elas parecem ocorrer dentro de certos limites e com determinadas características que poderiam talvez ser associados às espécies. Essas características são representadas na análise como os padrões "mais acentuados" e os "menos acentuados" que foram observados nos indivíduos. Apenas para Orellana bigibba os dados ainda são escassos para estabelecer possíveis limites, dado a raridade dessa espécie.

Caso o reconhecimento desses padrões alares seja considerado razoável, podemos aplicá-los em alguns casos difíceis que estão em aberto no iNaturalist. Por exemplo:

Prováveis Zammara tympanum:
https://www.inaturalist.org/observations/152395805
https://www.inaturalist.org/observations/103655649
https://www.inaturalist.org/observations/69278299
https://www.inaturalist.org/observations/65822483
https://www.inaturalist.org/observations/193116342

Prováveis Orellana strepens:
https://www.inaturalist.org/observations/142976283
https://www.inaturalist.org/observations/36082106
https://www.inaturalist.org/observations/69317314

Por fim, marco aqui os colegas @vlnunes @douglas_h_b_maccagnan e @tatianaruschel para possíveis considerações sobre a hipótese

Posted on Δεκέμβριος 05, 2023 0131 ΜΜ by obsnat obsnat | 0σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Αρχεία