Το Ημερολόγιο του DNU2024: Vale do Itajaí e região - SC, Brasil

Αύγουστος 09, 2024

Menções especiais DNU 2024

MENÇÕES ESPECIAIS DNU 2024, projeto da mesorregião Vale do Itajaí
Uma vez mais gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão por sua participação e contribuição valiosa no Desafio Mundial da Natureza 2024. Foi um evento incrível, e uma vez mais conseguimos superar nossas próprias marcas e sermos destaque nacional.

Na última mensagem fizemos entrega dos certificados de participação. Neste boletim queremos homenagear às pessoas que se destacaram como observadoras, identificadoras ou organizadoras de eventos. A seguir a lista de menções especias, por categorias:

OBSERVADORA(E)S 🕵️‍♀️🕵️
Patrícia Mees: 1ª observador(a) geral (878 observações).
Liu Idárraga Orozco: 2ª maior observador(a) geral (419 observações).
Maike Letícia Link Bianchini: 3ª maior observador(a) geral (392 observações).
Clarisse Odebrecht: 1ª observador(a) da comunidade não educativa (327 observações).
Júlio Cesar Castellain: 2º observador(a) da comunidade não educativa (194 observações).
Cenir de Pinho Junior: 1º maior observador des estudantes universitários (133 observações).
Vitor Gonçalves: 2º maior observador des estudantes universitários (119 observações).
Paola Danielle Nowasky Viviani: 1ª maior observadora juvenil (213 observações).
Lua Gabriela Baschta da Silva: 2ª observadora juvenil (8 observações).
Thiago Henrique Roedel Inácio: 1º observador mirim.
Lucas Peron: 2º observador mirim.

REGISTRO DE ESPÉCIES 🕷️🐞🌿🌵🦞🐠🍄🦉
Patrícia Mees: 1ª no registro de espécies (256).
Clarisse Odebrecht: 2º maior registro de espécies (224).
Luís Adriano Funez: 3º registro de espécies (120).
Obs.: espécies identificadas até o fechamento do evento.

IDENTIFICADORE(A)S 🧑‍💻👩‍💻
🌿🍄🦞Luís Adriano Funez: 1º identificador(a) geral do Vale do Itajaí (2766 identificações).
🌿🍄🦉Tiago João Cadorin: 2º identificador(a) geral do Vale do Itajaí (833 identificações).
🌿🍄🐞Vitor Corrêa Dias: 3º identificador(a) geral do Vale do Itajaí (763 identificações).
🌿Luís Adriano Funez: 1º identificador(a) da área da botânica (2291 identificações).
🌿Tiago João Cadorin: 2º identificador(a) da área da botânica (592 identificações).
🌿Júlia Gava Sandrini: 3º identificador(a) da área da botânica (569 identificações).
🍄 Denis Augusto Zabin: 1º identificador(a) da área dos fungos (88 identificações).
🍄Felipe Bittencourt: 2º identificador(a) da área dos fungos (66 identificações).
🍄Carlos A. Vidigal Fraga Jr.: 3º identificador(a) da área dos fungos (22 identificações).
🕷️ Vitor Corrêa Dias:: 1º identificador(a) da área da zoologia (590 identificações).
🕷️ Liu Idárraga Orozco: 2º identificador(a) da área da zoologia (570 identificações).
🕷️André Ambrozio de Assis: 3º identificador(a) da área da zoologia (373 identificações).
Obs.: identificadas até o fechamento do evento.

ORGANIZADORA(E)S DE EVENTOS 👩‍🏫
Maike Letícia Link Bianchini: Maior Organizadora de eventos.
Tamily Roedel: professora destacada.

Em breve disponibilizaremos as menções!

🗓️ Convidamos a todes participarem da GBS 2024, que este ano terá sua Fase de Observação de 20 a 23 de setembro (no fim de semana da chegada da primavera) e sua Fase de Identificação até 8 de outubro . Faça parte do evento em: https://www.inaturalist.org/projects/grande-biobusca-do-hemisferio-sul-2024-vale-do-itajai-e-regiao-sc-brasil.

🔆Convide a sua família, amigues, colegas, estudantes 🕵️🧑‍🎤🧑🏽‍🧑🏼🕵️‍♀️🧑🏿‍🌾🦽🙎🏽‍♀️🦹🏻 para novamente fazermos da mesorregião Vale do Itajaí o maior evento das Américas na Grande Biobusca do Hemisfério Sul.

✅ Siga e compartilhe as redes e publicações do projeto:
https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai

🐒🐿️🌴🦜🦇🐜🦋🐛🕸️🌳🦀🦑🍄🌵🦦

Posted on Αύγουστος 09, 2024 0841 ΜΜ by liuid liuid | 1 σχόλιο | Αφήστε ένα σχόλιο

Αύγουστος 08, 2024

Certificados DNU2024 prontos

Olá, queremos lhes comunicar que já estão prontos os certificados do Desafio Mundial da Natureza 2024!

Foram certificadas todas as pessoas que participaram como observadoras e/ou identificadoras das que tínhamos dados. Os dados de vocês foram coletados a partir do formulário de avaliação do evento e/ou da informação pública existente no perfil no iNat.

No total, foram 245 as pessoas certificadas. Os certificados foram divididos em três grupos: pessoas que participaram só como observadoras, pessoas que participaram como observadoras e identificadoras e pessoas que participaram só como identificadoras, os quais encontram-se disponíveis aqui.

Para encontrar seu certificado:

  1. Selecione o arquivo conforme tenha sido sua participação.
  2. Ative a janela de busca (tecla Ctrl + tecla F) e escreva seu nome no campo de busca que se abrirá. Clique em "Buscar" e use a seta para localizar o seu certificado.
  3. Uma vez localizado seu certificado, no canto superior esquerdo, selecione "Imprimir" e clique na opção "Página atual" e, em seguida, "Aceitar".
    Obs.: os certificados encontram-se ordenados segundo a dedicação no evento, de maior a menor dedicação.

A seguir a lista das pessoas em cada uma das categorías de certificados, ordenadas em ordem decrescente de participação:

Caso estiver faltando o seu certificado, por favor, nos escreva a: desafiodanatureza.valedoitajai@gmail.com

🕬 Convidamos a todes a participar da Grande Biobusca do Hemisfério Sul 2024, na GBS2024, que este ano terá sua Fase de Observação entre os dias 20 e 23 de setembro e a Fase de Identifição até 8 de outubro. **Nosso projeto encontra-se em:
https://www.inaturalist.org/projects/grande-biobusca-do-hemisferio-sul-2024-vale-do-itajai-e-regiao-sc-brasil 💚

Siga o projeto nas redes sociais e nos ajude com a divulgação: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai

Posted on Αύγουστος 08, 2024 1137 ΜΜ by liuid liuid | 2σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Ιούνιος 07, 2024

Participação por municípios e registros notáveis DNU 2024

Dos 54 municípios que compõem a mesorregião Vale do Itajaí (mais um adicionais incorporado no projeto), 29 apresentaram registros durante o DNU 2024. O município com a maior quantidade de observações, registros notáveis e espécies foi Blumenau, seguido por Timbó e Brusque. Entre esses três, Timbó registrou a maior quantidade de observações (e espécies) por participante, com uma média de 61 observações por pessoa. No entanto, entre todos os municípios, Balneário Arroio do Silva teve o maior número de registro por participante, com 91 observações por pessoa (Tabela 1). Blumenau, Timbó e Brusque são os municípios com coordenadoras locais do DNU 2024: Liu Idárraga Orozco, Maike L. Link Bianchini e Tamily Roedel respectivamente, respectivamente, o que explica os altos níveis de participação cidadã neles.

Dos 29 municípios do projeto do Vale do Itajaí com observações, 21 apresentaram registros de tipo notável (7 a mais que na última maratona, a {GBS2023}(https://www.inaturalist.org/projects/grande-biobusca-do-hemisferio-sul-2023-vale-do-itajai-sc-brasil/journal). Estamos chamando de registros notáveis aqueles que representam espécies em perigo de extinção e táxons pouco representados no iNaturalist (as primeiras observações para a mesorregião Vale do Itajaí ou estado Santa Catarina ou a região sul do Brasil, no Brasil o no mundo no iNaturalist) e/ou na plataforma internacional de registros biológicos GBIF..

Dos 6662 registros realizados no projeto do Vale do Itajaí, 682 foram identificados como notáveis, e outros 128 são potencialmente notáveis (ainda aguardam validação da identificação); ou seja, 10% dos registros já foram confirmados como notáveis (e essa porcentagem pode aumentar para até 12%) e estão contribuindo com o preenchimento de vazios de informação na plataforma do iNaturalist e/ou a ciência (informação de relevante em programas e projetos de conservação das espécies). A cidade com maior quantidade de registros notáveis foi o Blumenau (230 registros), seguida por Timbó (213) e Brusque (53) (Tabela 1).

Os registros notáveis estiveram distribuídos por reinos da seguinte maneira: 1 bactéria 🧫, 1 protozoário 🦠, 139 fungos 🍄, 240 animais🐞 e 299 plantas🌴.

Além desses 682 registros que contribuíram a preencher lacunas de conhecimento, houve 79 registros de espécies em perigo de extinção, representando 11 espécies (Foto 1). Entre essas 11 espécies, uma não é nativa do Brasil: Musa coccinea, que está classificada na categoria EN (Em Perigo) do IUCN, uma das categorias de maior preocupação para um táxon. Por tanto, pedimos para @eloisa75103 cuidar muito bem dessa plantinha, e porque não, faça mudas dela para garantir a manutenção desse acervo genético. Com relação ao conjunto das espécies em perigo registradas, esse valor pode estar subestimado, já que uma parte importante das espécies em perigo do Brasil e Santa Catarina ainda não estão registradas como tal na plataforma, e quase a metade dos registros ainda precisa alcançar o nível de pesquisa.


Foto 1. Espécies Em Perigo registradas no projeto DNU2024 - Vale do Itajaí e região.

Foram 125 as pessoas (59%) que realizaram registros notáveis. A pessoa com a maior quantidade de registros notáveis foi Patrícia Mees (125), evidenciando que ela não só fez muitos registros, mas também registros de altíssima qualidade científica. Patrícia foi seguida por Liu Idárraga Orozco (80), Luís Funez (60), Maike Letícia Link Bianchini (38), Paola Nowasky Viviani (33) e Clarisse Odebrecht (30). É importante destacar a participação de Paola, ainda estudante de ensino médio. Confira a lista completa das pessoas com registros notáveis abaixo (Tabela 2). Confira a lista completa das pessoas com registros notáveis abaixo.

Pessoas com até 4 registros notáveis:
@patricia_mees @liuid @floradesantacatarina @kyheco @paolaetevi @clarisseodebrecht @cenirdepinhojunior @juliocastellain @vittoor @eduardodalabeneta @nandorocha @brunopiske @eloisa75103 @tamily1 @julyane2 @williantomasi @gabriel_devegili @biovale-sc @carloshrussi @gabriela_schaefer @lgiasson @lucasklitzke @marco_antonio_dall_antonia @modexti @tjcadorin @manumazotti

Pessoas com 3 registros notáveis:
@alineantunes @ana13193 @ana78537 @anaschweigert @andresaibra @kathia_klitzke @katiacristini @liviadeschamps @luanna17872 @luizavitoira @mariaeduardaaugustinho @paulo_simaozinho @profgiancarlo @raquel50956 @vanirocha

Pessoas com 2 registros notáveis:
@alex_lentil @alexia52568 @amandaantunes0803 @babigb4 @barbarakath @carolinetheurer @fezimmermann @giovanna58538 @guizao0101 @henrique29771 @igorkcs @laisa_beatriz_tavares_barros @marcioklitzke @mariselonke @martinakath @matheus29350 @nicolasgmalkiewiez @raisaribeiro @randi80510 @serenamery @sharlene_leber @taizaa @tbasilio

Pessoas com 1 registro notável:
@adriana14952 @amanda_mariano @amanda3369 @ana_luiisa @ana_luiza25536 @angeladenise @ashys2 @beatriz_flo @bernardot22 @caiiocj @camilapereira @cecignol @deborah46566 @dreh @dudawr @fabio68060 @fisaciore @giulia_gamer_tyo @gprust @heloisawh @isabellamatana @janaina14413 @joao_vitor_da_cunha @joaoden @juliana_cavalheiro @julio91136 @kaio19 @keila3240 @laudiene @liaferrari @juliana_cavalheiro @kaio19 @kathia_klitzke @katiacristini @laisa_beatriz_tavares_barros @luanls @luansezerino @luisa53740 @maduelias4 @manumrts @maria_eduarda_macagge @marianakonig @marqueli_paes @mauricio98495 @micheli_rm @natalia_schlichting @nathandiegoli @nicole_manske_hass @nicoleschmitt @nicolleweidmann @patrini_souza @pribarbieri_21 @regiane32309 @rodrigocf @ruamasalazar @sandra27663 @ste_kowalski @talineschuetz @terezinha_aparecida

Por fim, gostaríamos de expressar nosso profundo agradecimento a todas as pessoas que contribuíram com seu conhecimento técnico na identificação 🕵️‍♀️🕵️ das observações da mesorregião Vale do Itajaí. Por favor, nos desculpem se nos últimos dias incomodamos demais algumas delas. No último mês, 172 novas pessoas se incorporaram como identificadoras do projeto, somando atualmente um total de 539 🧑‍💻👩‍💻 do mundo todo que têm nos ajudado nesse processo. A todas elas, nossos sinceros agradecimentos 💚. A seguir a lista das pessoas que mais contribuíram na identificação por grupos biológicos:

🦜@andre_ambrozio @tjcadorin @enricotosto96 @vitorcdg @taguato_guassu
🐸@andre_ambrozio @alessandherpiva @tjcadorin @vitorcdg @micaeldb @esteban_koch @lgiasson
🦎@andre_ambrozio @petezani @lgiasson @tjcadorin
🦊@andre_ambrozio @floradesantacatarina @liuid @vitorcdg
🐟@floradesantacatarina @liuid @netosevero @vitorcdg
🐚@rafaelmrosa @lrubio7 @liuid @yancai @vitorcdg @amr_mn
🕷️@gianlluca_au @luchoperalta @vitorcdg @tsssss @floradesantacatarina
🐞@liuid @vitorcdg @floradesantacatarina @enricotosto96 @didobola @felipe_st_ @tsssss @fmiudo @lrubio7 @atronox @aranda87 @mayconu7 @andreyperaza @borisb @dipterajere @extasiptera
🌿@floradesantacatarina @liuid @tjcadorin @juliagava @tsssss @bariza
🍄@liuid @floradesantacatarina @vitorcdg @deniszabin @tsssss @rafaelmrosa @carlosvidigal @nschwab @felipebitt @lrubio7 @mushroomanny @jcslovakia @alan_rockefeller @tutitah @intelec @satanfungi

🗣️Esperamos poder contar com todes vocês na próxima maratona naturalista, a Grande Biobusca do Hemisfério Sul 2024: https://www.inaturalist.org/projects/gbs2024-vale-do-itajai-e-regiao-sc-brasil. A fase de observação será de 20 a 23 de setembro e a de identificação se estenderá até o dia 7 de outubro. Também convidamos vocês a organizar eventos em seus municípios. Que tal se juntar com amigues, colegas, estudantes para conhecer a biodiversidade local?

Convidamos a todas as pessoas do Vale do Itajaí a:
✅ Preencherem o formulário de avaliação do evento. Seu preenchimento é fundamental para a emissão dos certificados de participação.
✅ Fazer parte do projeto permanente: https://www.inaturalist.org/projects/biodiversidade-do-vale-do-itajai

E às pessoas da região sul do Brasil, para fazer parte dos projetos permanentes:
https://www.inaturalist.org/projects/biodiversidade-total-do-sul-do-brasil
Projeto guarda-chuva para a região sul do Brasil. Tem por objetivo reunir todos os projetos da região. Caso algum projeto esteja faltando na lista, por favor, nos informe deixando uma mensagem neste boletim.

✅ Siga-nos nas redes sociais e nos ajude com a divulgação dos projetos: https://linktr.ee/desafiodanatureza.valedoitajai

A seguir, algumas fotos dos eventos realizados durante o DNU 2024 - projeto da mesorregião Vale do Itajaí:


Foto 2. Evento PNM São Francisco de Assis. Blumenau (SC, Brasil). Evento organizado por @nandorocha, do programa Pé de Terra Educacional. 📸 Nando Matheus Rocha. .


Foto 3. Liu Idárraga Orozco (@liuid) registrando minicogumelos durante o evento no PNM São Francisco de Assis, Blumenau (SC, Brasil). Evento organizado por Nando Matheus Rocha (@nandorocha), do programa Pé de Terra Educacional. 📸 Nando Matheus Rocha.


Foto 4. Evento PNM São Francisco de Assis. Blumenau (SC, Brasil). Evento organizado por @nandorocha, do programa Pé de Terra Educacional. 📸 Luís Funez (@floradesantacatarina).


Foto 5. Cartazes de divulgação do projeto da mesorregião Vale do Itajaí. PNM São Francisco de Assis. Blumenau (SC, Brasil). 📸 Liu Idárraga Orozco (@liuid).


Foto 6. Evento UNIFEBE. Brusque (SC, Brasil). Evento organizado pela professora Tamily Roedel (@tamily1). 📸 Tamily Roedel.


Foto 7. Implementos utilizados para fazer os registros de Macroinvetebrados Aquáticos. Evento RPPN Bugerkopf. 📸 Liu Idárraga Orozco (@liuid).


Foto 8. Evento diurno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Bruno Leandro Piske (@brunopiske).


Foto 9. 2/4 dias da maratona de observação foram de muita chuva... no entanto, isso não foi impedimento para fazermos registros. De fato, isso favoreceu muito o registro duma grande diversidade de fungos durante o DNU2024. Evento Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco). .


Foto 10. Patrícia Mees (@patricia_mees), a maior observadora da mesorregião Vale do Itajaí, fazendo seus registros. Evento Parque henry Paul (SC, Brasil). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 11. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil), primeiro grupo de observadore(a)s. Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Rodrigo Catafesta Francisco (@rodrigocf).


Foto 12. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 13. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Douglas Meyer (@douglasmeyer) preparando o paínel de atração de insetos fotosensíveis. Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Liu Idárraga Orozco (@liuid).


Foto 14. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 14. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 16. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 17. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 18. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 19. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).


Foto 20. Evento noturno Jardim Botânico de Timbó (SC, Brasil). Evento organizado por Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco), do grupo de educação ambiental da prefeitura de Timbó (GAIA-Timbó). 📸 Maike Letícia Link Bianchini (@kyheco).

Versão 2. 17 jun 2024.

Posted on Ιούνιος 07, 2024 0346 ΜΜ by liuid liuid | 6σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Μάιος 17, 2024

Destaques na participação cidadã na mesorregião Vale do Itajaí

Como mencionado anteriormente, no Desafio Mundial da Natureza 2024 batemos novamente todos nossos recordes 🎉!!!

Em termos de medalhas, nacionalmente obtivemos uma de prata e duas de bronze, alcançando pela terceira vez consecutiva medalhas nos três quesitos avaliados: quantidade de observações, quantidade de espécies e participação cidadã:

  • 🥈Participação cidadã (211 observadora(e)s = aumento de 112% com relação à GBS2023)
  • 🥉Observações (6662 obs. silvestres = aumento 65% com relação à GBS2023)
  • 🥉 Quantidade de espécies (1540 silvestres = aumento 34% com relação à GBS2023).

Ranqueamento das Américas:

  • 53ª posição em Observações

Ranqueamento mundial (690 projetos):

  • 89ª posição em Observações.
  • 66ª posição em Espécies registradas e identificadas.
  • 100ª posição (junto com o Garden Route District) em Observadora(e)s / Participação Cidadã.

Voltando à Mesorregião Vale do Itajaí:
No tópico de Quantidade de Observações 📸, as 10 primeiras posições foram ocupadas por:

  1. 🥇Patrícia Mees (878), bicampeã no Vale. 🥉no Brasil (3/1205)! Conheça um pouco da história de vida dela aqui.
  2. 🥈Liu Idárraga Orozco (419) (25/1205 observadora(e)s no Brasil). Idealizadora e coord. geral do projeto da mesorregião Vale do Itajaí.
  3. 🥉Maike Link Bianchini (392) (30/1025 no Brasil). Organizadora dos eventos coletivos de Timbó.
  4. 📜1º diploma: Clarisse Odebrecht (327) (36/1025 no Brasil). Foi a grande destacada do Vale do Itajaí na Biogeomar 2024 e estreou no DNU também se destacando!
  5. 📃2º diploma: Tamily Roedel (285) (36/1025 no Brasil). Parabéns Tami, mesmo com uma teses sendo entregue nesses dias.
  6. 📃3º diploma: Paola Nowasky Viviani (213). Estudante de Ensino Médio, também destaque no DNU2023.
  7. Júlio Castellain (194). Parabéns Júlio e obrigades pela dedicação, mesmo com a sua saúde debilitada.
  8. Luís Funez (177). Nosso maior identificador! Proximamente, oficialmente Doutor!
  9. Cenir de Pinho Junior (133). Estreia nas maratonas ocupando a nona posição!
  10. Vitor Gonçalves (119). Por terceira vez consecutiva entre as 10 pessoas mais observadoras do Vale!

No tópico de Quantidade de Espécies Registradas e Identificadas, as 10 primeiras posições foram ocupadas por:

  1. 🥇Patrícia Mees (257) (6/1025 observadora(e)s no Brasil).
  2. 🥈Clarisse Odebrecht (224) (8/1025 no Brasil).
  3. 🥉Luís Funez (120) (21/1025 no Brasil).
  4. 📜1º diploma: Júlio Castellain (22/1025 no Brasil).
  5. 📃2º diploma: Liu Idárraga Orozco (104) (23/1025 no Brasil).
  6. 📃3º diploma: Cenir de Pinho Junior (95) (33/1025 no Brasil).
  7. Maike Link Bianchini (91) (35/1025 no Brasil).
  8. Tamily Roedel (90) (36/1025 no Brasil).
  9. Paola Nowasky Viviani (82) (44/1025 no Brasil).
  10. Tiago Cadorin (74) (50/1025 no Brasil).

No tópico de Identificações 🕵️📚, as 10 primeiras posições foram ocupadas por:

  1. 🥇Luís Funez (2.710). Tricampeão na mesorregião. 🥇no Brasil (4.155 identificações) (1/1047 identificadore(a)s)🎉. Botânico. Muito obrigado, Luís, mesmo com uma tese a ser defendida neste mês 💚!
  2. 🥈Tiago Cadorin (837)(6/1047 no Brasil). Biólogo do Vale do Itajaí.
  3. 🥉Vitor Corrêa Dias (764). 🥈no Brasil (3.565) (2/1047 no Brasil). Zoólogo capixaba.
  4. 📜1º diploma: Liu Idárraga Orozco (631) (9/1047 no Brasil). Bióloga residente no Vale do Itajaí.
  5. 📃2° diploma: Júlia Gava (571) (12/1047 no Brasil). Botânica da mesorregião Sul Catarinense
  6. 📃3° diploma: Thales (542) (11/1047 no Brasil). Zoólogo residente na mesorregião Norte Catarinense.
  7. André Ambrozio. Zoólogo residente no Vale do Itajaí.
  8. Gianlluca Leme. Nerd das aranhas do Brasil. Não há uma aranha do Brasil no iNat que ele não revise.
  9. Enrico Tosto. Zoólogo de São Paulo, mesmo esta vez participando como organizador do projeto de SP, também nos deu seu apoio neste evento!
  10. Luciano Peraltal. Zoólogo de La Plata (Argentina). Não há uma aranha do Cone Sul que ele não revise!

Em cada maratona temos algumas pessoas que se destacam por retirar as observações do limbo (aquelas sem nenhuma identificação). Isso é fundamental para que elas cheguem a seu(a)s respectivo(a)s especialistas. No DNU2024, as pessoas que contribuíram ativamente com isso foram @vitorcdg, @tjcadorin, @tsssss e @fmiudo. Muito obrigado a todos! Agradecemos também à @tjcadorin e @fmiudo pela paciência em lidar e contribuir na resolução de algumas irregularidades que tivemos no processo de identificação.

Nosso sincero agradecimento a toda a equipe de profissionais locais, regionais, nacionais e internacionais que participaram ativamente com as identificações. Às 367 pessoas que contribuíram, muito obrigado!

Temos mais de 200 registros notáveis identificados até o dia 16 de maio de 2024 e recém começamos a identificá-los!

Podem imaginar que, na organização de um evento como este, há pessoas que, embora não se destaquem pela quantidade de observações e/ou identificações realizadas, contribuíram de maneira importante. Em especial, queremos agradecer à(o)s professora(e)s que vêm participando ativamente, divulgando e fazendo atividades com seu(a)s alunes. Um especial agradecimento a Paula Rotato, coordenadora do departamento de Ciências Biológicas da FURB, e aos professores da FURB Sérgio Luís Althoff e Luís Menta Giasson e a professora Roberta Pereira por terem abraçado o projeto desde seu início. Também agradecemos à professora da UNIFEBE, a bióloga Tamily Roedel, que mobiliza seu(a)s estudantes de Brusque, Gaspar e Navegantes para participarem de cada nova versão das maratonas naturalistas; à professora de Botânica da BioFURB, Roberta Pereira e o professor da veterinária Júlio Cesar Souza Junior por ter incorporado o DNU como uma atividade curricular de suas disciplinas e à professora de iniciação científica do ensino médio ETEVI-FURB, Ana Sackl por sempre motivar a seu(a)s estudantes para participar das maratonas. Também queremos agradecer ao professor de filosofia Eduardo Dalababeneta por seu entusiasmo. Em Penha, Yuri Tédeo tem trabalhado na promoção das maratonas com seu(a)s estudantes de ensino médio.

A Maike Bianchini, junto com a ACAPRENA, o Programa Municipal de Educação Ambiental de Timbó e a SAMAE, por organizar os eventos de observação coletiva em Timbó e a Douglas Meyer por seu apoio neles. A Nando Rocha, do projeto Pé de Terra Educa, por organizar o evento no Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, em Blumenau. Devido às chuvas, os eventos programados pela professora da ETEVI Ana Sackl na FURB, pelabióloga Liu Idárraga Orozco, junto com a ACAPRENA, no Parque Municipal Nascentes de Garcia, e pelo biólogo Carlos Russi, no Morro do Baú, foram cancelados. No entanto, agradecemos pelo empenho e pela disposição para organizá-los.

Agradecemos à Patrícia Mees por divulgar a maratona no Camping Cascata Formosa (Rio dos Cedros) e por aceitar o desafio de dar apoio aos excursionistas que desejassem participar do evento. E a Jonathan Ehlert por ter-se disposto a auxiliar a todas as pessoas que o precisassem na Flona do Ibirama.

Por último, pedimos que preencham o formulário da Avaliação de Satisfação do projeto da mesorregião Vale do Itajaí. Esta é uma construção coletiva e, por isso, adoraríamos ouvir e conhecer as sugestões de vocês: https://forms.gle/83DcgFU6D1Hgq4ccA, além que com ela podemos realizar os certificados de participação de vocês. Às 35 pessoas que já o preencheram, muito obrigade!

Posted on Μάιος 17, 2024 0828 ΜΜ by liuid liuid | 2σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Histórico resultados GBS e DNU mesorregião Vale do Itajaí

Confira os resultados históricos obtidos no projeto da Mesorregião Vale do Itajaí nas maratonas naturalistas Desafio Mundial da Natureza Urbana (DNU) e a Grande Biobusca do Hemisfério Sul (GBS). É importante destacar que, embora o tempo para registrar observações em ambas as maratonas seja o mesmo, o tempo para identificação é o dobro na GBS em comparação ao DNU (14 dias versus 7 dias).

Desde nossa primeira participação nas maratonas (DNU2023), a tendência tem sido de aumento tanto na quantidade de registros quanto na quantidade de espécies registradas e na participação, tanto das pessoas observadoras quanto as identificadoras (Figs. 1-2).


Figura 1. Quantidade de observações e espécies registrados durante as Maratonas Naturalistas DNU e GBS na mesorregião Vale do Itajaí. No DNU2024 como resultados final foram considerados só os dados silvestres, enquanto que no DNU2023 e na GBS2023 também foram incluídos os casuais. As observações casuais correspondem às cultivadas ou em cativeiro.

No DNU2024, no projeto do Vale do Itajaí, apenas foram aceitas as observações silvestres, com o objetivo de desestimular a inclusão de observações casuais (de organismos cultivados ou em cativeiro). Estas não são consideradas no ranqueamento internacional e consomem tempo valioso de identificação. Entre o DNU2023 e a GBS2023, houve um aumento de 136% nesse tipo de observações. A estratégia parece ter sido eficaz, pois o aumento dessas observações no DNU2024 em relação à última maratona (GBS2023) foi de apenas 6% (Fig. 1, linha amarela).

Devido a que nos reportes dos projetos de 2023 foram publicados incluindo as observações casuais foram somadas aos resultados silvestres (os unicamente considerados no projeto DNU2024) as observações casuais = observações + espécies cultivadas ou em cativeiro = espécies totais DNU2024. Para obter as observações casuais foi realizado um filtro para a mesorregião Vale do Itajaí das observações casuais entre os dias 26-29 de abril no iNaturalist . Esperamos que nos próximos eventos as observações casuais diminuam, pois ainda estas representam uma porcentagem muito alta das observações totais da mesorregião Vale do Itajaí durante as maratonas naturalistas (= 26% entre 26-29 abril de 2024 versus 13% no histórico da mesorregião).


Figura 2. Quantidade de observadora(e)s e identificadore(a)s durante as Maratonas Naturalistas DNU e GBS na mesorregião Vale do Itajaí. Os projetos de 2023 foram aceitos no projeto os dados Casuais, por isso as linhas confluem.

O aumento das observações silvestres foi de 24% entre o DNU 2023 e a GBS 2023, e de 65% entre a GBS 2023 e o DNU 2024 (Fig. 1). O número de espécies registradas e identificadas aumentou 19% entre o DNU 2023 e a GBS 2023 e de 34% entre o DNU2023 e o DNU2024 (com o mesmo tempo para a identificação) e de 13% entre a GBS 2023 e o DNU 2024 (com a metade do tempo de identificação). Estes resultados confirmam que não houve apenas um maior número de observações silvestres, mas também um maior engajamento de pessoas com conhecimentos técnicos ao longo dos eventos.

Neste evento, também houve um aumento significativo no número de participantes tanto de observadora(e)s quanto de identificadore(a)s. A(o)s observadora(e)s foi similar entre o DNU 2023 e a GBS 2023, porém, aumentou 187% (212% se incluídas as observações Casuais). Também houve aumento do(a)s identificadore(a)s dentre os diferentes eventos: de 61% entre o DNU 2023 e o DNU 2024 (ambos com um período de 7 dias para a identificação) e de 11% entre a GBS 2023 e o DNU 2024 (porém, a GBS tem o dobro do tempo para a identificação que o DNU).

Com relação às espécies identificadas na mesorregião Vale do Itajaí nas três maratonas, as plantas apresentaram a maior proporção, seguidas pelos animais. Ao excluir as observações casuais (só avaliado para o DNU 2024), a, a proporção entre plantas e animais se inverte, evidenciando que as observações casuais são principalmente de plantas. É interessante notar o crescimento na representação dos fungos, que duplicou no Vale do Itajaí entre o DNU 2023 e o DNU 2024 (de 5% para 10% das espécies identificadas), evidenciando uma maior participação de micologo(a)s durante os eventos (Fig. 3).


Figura 3. Representação dos três principais reinos da biologia nas maratonas naturalistas DNU e GBS na mesorregião Vale do Itajaí.

Por último, queremos reforçar o pedido de responderem o formulário de avaliação do evento: https://forms.gle/83DcgFU6D1Hgq4ccA , é importante para nós e também nos permite ter a informação necessária para realizar os certificados de participação de vocês. Muito obrigade às 35 pessoas que já o responderam 💚.

Posted on Μάιος 17, 2024 0220 ΠΜ by liuid liuid | 1 σχόλιο | Αφήστε ένα σχόλιο

Μάιος 06, 2024

Resultados globais

Os resultados mundiais (dados oficiais) foram:

  • 2.436.844 observações
  • > 65.682 espécies
    -- > 3940 espécies raras ou em perigo de extinção

  • 17.588 identificadore(a)s
  • 83.528 observadora(e)s

Este dados, assim como os ranqueamentos des observadores e des identificadores, podem se consultados aqui, porém, é importante entender que eles continuam se movendo, por isso é que se estabelece um horário para fazer o corte temporal.

Como adiantamento, queremos lhes contar que nossa maior observadora, a Patrícia Mees (@patricia_mees), ocupou a posição 232 no ranqueamento internacional (3ª no brasileiro) e nosso maior identificador, Luís Funez (@floradesantacatarina) a 39ª posição (1º no ranqueamento brasileiro)!!!

Posted on Μάιος 06, 2024 1050 ΜΜ by liuid liuid | 0σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Resultados Vale do Itajaí DNU2024

🗣️ Hoje, 6 de maio de 2024, às 9:00h fechou a Fase 2 do Desafio Mundial da Natureza 2024 e com ela oficialmente o DNU 2024 (#CityNatureChallenge2024).

Muito obrigado a todes es que contribuíram com suas observações e/ou identificações 💚.

Fechamos com 6.662 observações (dado oficial), realizadas por 211 pessoas. Dessas observações 42,58% alcançaram o nível de pesquisa e 57,42% ainda requerem de terminar o processo de identificação. Foram um total de 11.483 identificações- das quais:

  • 4.261 (40,24%) foram para Melhorar a identificação 📈.
  • 3.847 (33,5%) foram Concordantes ✔️, com as propostas de outres.
  • 2.921 (25,44%) foram Conduzindo 🧭, iniciando o processo.
  • 94 (0,82%) se encontram em Desacordo 🚫.

As 211 pessoas que participaram como observadoras , em ordem de maior a menor quantidade de observações, foram:
🥇@patricia_mees 🥈@liuid 🥉@kyheco
@clarisseodebrecht @tamily1 @paolaetevi @juliocastellain @floradesantacatarina @cenirdepinhojunior @vittoor @gabriela_schaefer @paulo_simaozinho @gabriel_devegili @eloisa75103 @tjcadorin @modexti @eduardodalabeneta @nandorocha @julyane2 @lgiasson @bernardot22 @alineantunes @ana_luiisa @jonathan_ehlert @nicolleweidmann @laisa_beatriz_tavares_barros @luansezerino @taizaa @biovale-sc @lucasklitzke @brunopiske @mariaeduardaaugustinho @juliana_cavalheiro @nathandiegoli @marco_antonio_dall_antonia @anaschweigert @dudawr @carloshrussi @martinakath @luanna17872 @caiiocj @cecignol @tiago91777 @ana78537 @mariadebrassi @amanda3369 @nicolasgmalkiewiez @joaoden @maduelias4 @ketlenklitzke @vanirocha @carolinetheurer @talineschuetz @ana13193 @fnandarodrigues @raquel50956 @makiesel @kaio19 @tbasilio @patrini_souza @deborah46566 @marianadelling @pribarbieri_21 @manumazotti @katiacristini @camilapereira @heloisawh @alexsandrawillemann @henrique29771 @alex_lentil @giovanna58538 @raisaribeiro @nicoleschmitt @isabellamatana @liviadeschamps @marise_matos @marivani_fatima_de_mello @thaina_oldenburg_silva @nathielekrueger @guizao0101 @ashys2 @nicole_caroline @gprust @liaferrari @julio91136 @dreh @isabelweis @bellecerutti @randi80510 @hoepers @juliabitten @luizavitoira @deivison_rafael @luisa53740 @iria28 @babigb4 @micheli_rm @kinho_observador @mariaa_biologia @giovanitybucheski @regiane32309 @angeladenise @profalexandreciencias @ruan_r_ @rayana1485 @barbarakath @matheus11465 @brendacustodio @manumrts @matheus29350 @ruamasalazar @george_lucas1 @andresaibra @rayanathais @laurentinaves @douglasmeyer @kathia_klitzke @m11dnighteve @maria_eduarda_macagge @maria_fernanda96792 @lua23 @manuelamafra @vic3ntt @wilson64660 @natalia_schlichting @juliana_barbosa @beatriz_flo @kendra_pacheco @aline_gomes @fabio68060 @janaina14413 @laianant @profgiancarlo @mariselonke @brunasteinbach @joao_vitor_da_cunha @terezinha_aparecida @serenamery @ana_luiza25536 @rael_ronsani @joanamelo @nicole_manske_hass @marcioklitzke @michelle_antunes @thay6 @ste_kowalski @danielle73756 @luanls @dudahinsching @amandaantunes0803 @carolbosse @vini1804 @mariamazotti @ana_cristina_santos @jamerson2 @marqueli_paes @jonathansouza @alexia52568 @sharlene_leber @fezimmermann @giulia_gamer_tyo @marianakonig @thiago_henrique_roedel @igorkcs @ana_paula69502 @laudiene @marletesteinbach @mauricio98495 @eduardabichofk @camilly97851 @duds_natura @betadabio @adriana14952 @rebello15 @isisfava @ianyramos @daniel_antonio4 @jacksonklugg @mariasaletesilva @j_osiasantunes @breno_granada @jones2024 @yasmin62068 @yuri2601 @arthur53258 @arthur_teodoro @rodrigocf @williantomasi @anaamuzel @sandra27663 @adrxeli @fisaciore @silvania_cacilha @celsoantonioboaventura5 @inney @luciano14865 @clarisse90225 @keila3240 @iago34546 @ademilton_01 @guilherme27246 @sophiaggirardi @amandapavesi @amandita_brunner @amanda_mariano @guilhermelindner @lucasperonnavegantes @priscila76291 @jackehertel @gloriamt @lariv_bio.

Depois estaremos informando como ficaram distribuídas as menções especiais, para isso, e para realizar os certificados de participação, precisamos da colaboração com o preenchimento ✍🏽 do formulário 📋de avaliação do evento: https://forms.gle/83DcgFU6D1Hgq4ccA.

No total foram 1553 espécies identificadas (1540 oficialmente no evento), por 367 identificadore(a)s. Dessas espécies foram:

  • 47,3% animais 🪱🐚🐡🦎
    -- 28,11% insetos 🦋(431 espécies)
    -- 8,74% aves 🦆(134 espécies)
    -- 4,5% aracnídeos 🕷️(69 espécies)
    -- 2,48% moluscos 🐌(38 espécies)
    -- 0,98% anfíbios 🐸(15 espécies)
    -- 0,65% mamíferos 🐿️(10)
    -- 1,3% outros animais (20 espécies)

  • 42,6% plantas 🌳(653 espécies)
  • 10,1% fungos 🍄(155 espécies)

As espécies mais observadas foram:

As pessoas que contribuíram com pelo menos 10 identificações, de maior a menor participação, foram:
🥇@floradesantacatarina 🥈@tjcadorin 🥉@vitorcdg
@liuid @juliagava @tsssss @andre_ambrozio @gianlluca_au @enricotosto96 @luchoperalta @bariza @lrubio7 @fmiudo @didobola @deniszabin @nandorocha @eduardodalabeneta @aranda87 @felipe_st_ @felipebitt @rafaelmrosa @atronox @micaeldb @taguato_guassu @alessandherpiva @richardfernandes @inatural156 @lgiasson @mayconu7 @borisb @francisco_bezerra @lsueza @richyfourtytwo @carlosvidigal @dipterajere @yancai @jcslovakia @alexiz @esteban_koch @sabutaro @joseesgenial @lukek @mpintar @douglasmeyer @pedro3111 @alex_lentil @jotagengibre @ellen_brilhante @neotropicalnat @amzamz @santiagomailhos @extasiptera @phascualis @nschwab @d4vi @vfarjalla @chickenofthewoods @douglas-u-oliveira @josev_ge @amadeu_lovegod @danielaguiar @gajohns @mgfacco @lotteryd @mettcollsuss @andreyperaza @fernando_daros.

Muito obrigade a elas pela sua ajuda e dedicação, e por atender a nossos pedidos de ajuda (desculpem se abusamos de alguns(as) de vocês com a marcação (@)). Para quem quiser o certificado de participação como identificador(a), por favor nos ajude preenchendo o formulário https://forms.gle/83DcgFU6D1Hgq4ccA (deixem sem preencher o que não aplique a vocês).

Neste desafio, no ranqueamento brasileiro, conquistamos a medalha de prata 🥈em participação cidadã e com bronze em quantidade de espécies 🥉 e observações 🥉. São Paulo foi quem ficou com as três medalhas de ouro 🥇🥇🥇e Curitiba com as de prata em espécies 🥈 e observações 🥈. Em outro boletim ampliaremos um pouco mais os resultados nacionais.

Um feliz dia e abraços naturalistas para todes!

Dados atualizados, com o reporte oficial às 22:30h (6 maio de 2024).

Posted on Μάιος 06, 2024 0136 ΜΜ by liuid liuid | 6σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Απρίλιος 30, 2024

Fim da Fase 1, começo da Fase 1

Ontem à meia-noite encerrou-se a Fase 1 do Desafio Mundial da Natureza Urbana 2024 (DNU2024) e oficialmente deu-se início à Fase 2.

A Fase 1 consistia na realização dos registros 📸​🎶, os quais podem continuar sendo subidos ao longo desta semana (sempre e quando feitos entre 26-29 de abril). A Fase 2 é dedicada à identificação 📖👩🏾‍💻​🧑🏾‍💻, e é aqui que solicitamos a colaboração de todas as pessoas com conhecimentos técnicos em algum grupo taxonômico para identificar os organismos observados durante a Fase 1.

No momento, estamos com 6232 observações 📸​🎶 (vai aumentar ainda um pouco mais), 1520 espécies identificadas ​🪳​🍄​🌳​ ( espera-se que também aumente) e 214 observadore(a)s ​🔍🚶🏽‍♀️​🚶🏽‍♂️​. Isso representa uma melhoria na nossa participação histórica nas maratonas naturalistas em que participamos em 2023: o DNU2023 e a GBS2023 (Grande Biobusca do Hemisfério Sul). Já superamos os resultados em a quantidade de observações realizadas (4.175 no DNU2023 e 6.201 na GBS2023) e na participação cidadã (110 pessoas no DNU2023 e 113 na GBS2023). Também superamos as espécies registradas no DNU2023 (1336) e certamente estaremos superando as identificadas na GBS2023 (1584), pois a Fase 2 ou maratona de identificação recém está começando.

Com relação ao ranqueamento nacional, conquistamos a medalha de prata 🥈​em participação cidadã e de bronze 🥉​em quantidade de observações e espécies registradas. Você pode conferir os resultados brasileiros aqui e os das Américas aqui.

Parabéns a todes pelo empenho e pela participação até este momento. Agradecemos a todes o preenchimento da Avaliação de Satisfação 📋: https://forms.gle/oxUTpSNu1rfbH3fEA.

A Fase 2 encerra-se na próxima segunda às 09:00h. Neste momento, os resultados de cada projeto serão impressos (quando o projeto atingir esse horário em seu fuso horário).

Fiquem atentes com as atualizações nas suas observações (fiquem de olho no menu Atividade) e com as solicitações que o pessoal técnico eventualmente possam lhe solicitar.

A próxima segunda estaremos publicando os resultados finais 💚.

Posted on Απρίλιος 30, 2024 0201 ΜΜ by liuid liuid | 0σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Απρίλιος 28, 2024

Projeto marcroinvertebrados

Convidamos a todes fazerem parte do projeto macroinvertebrados aquáticos. Esse projeto se divide em 5, os quais estão agrupados no projeto guarda-chuva: https://www.inaturalist.org/projects/macroblitz.

Para fazer registros dos marcroinvertebrados se usa um coador ou uma redezinha de tecido fino para pegar os organismos, e um pote com fundo branco para colocá-los para fotografar. Na medida do possível se recomenda usar algo que auxilie como escala (medida).

Posted on Απρίλιος 28, 2024 0111 ΜΜ by liuid liuid | 0σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο

Eventos coletivos nos parques cancelados

Eventos coletivos no Parque das Nascentes e Parque Botânico do Baú CANCELADOS pela chuva intensa.

Convidamos a toda(o)s fazerem registros dentro das suas casas (as casas também tem muita vida silvestre), e nas redondezas delas quando a chuva parar ou estiver leve. Também queremos convidar a todes para fazerem registros pela noite, hoje (domingo) e amanhã (segunda). A segunda a fase de registros termina a meia noite.

Abraços naturalistas para todes, estamos indo muito bem!

🐾🐞🕷️🌴🐢🐟🐛🌳🌵🌾🦞🍄

Posted on Απρίλιος 28, 2024 1259 ΜΜ by liuid liuid | 0σχόλια | Αφήστε ένα σχόλιο