Nas observações do mesmo utilizador no mesmo mês, esta é a última observação, não estando por isso enquadrada entre duas observações próximas. Assim, não é possível interpolar coordenadas.
Nas observações da mesma utilizadora no mesmo mês esta observação surge entre duas observações realizadas em dias diferentes:
https://www.biodiversity4all.org/observations/185388995
Não sabemos se alguma delas terá sido realizada no mesmo dia em local próximo. Os números de registo sugerem que a segunda destas duas observações seja mais próxima da de Succisa pinnatifida, mas de pouco nos ajuda, pois é uma observação cuja localização tem uma grande margem de erro.
É a única observação registada por este observador no mesmo mês e no mesmo concelho, por isso também não é possível interpolar coordenadas.
Surge entre observações em dias diferentes - não é possível interpolar coordenadas.
Estes dois registos já surgem entre duas observações no mesmo dia:
https://www.biodiversity4all.org/observations/129533277
Infelizmente estas duas observações foram realizadas em lugares bastante distantes um do outro e com várias horas de intervalo.
No primeiro registo de Succisa pinnatifida não encontramos elementos que permitam saber onde terá sido feito. A luz do sol parece já bastante baixa - talvez 19h30 - por isso as imagens já devem ter sido captadas mais perto desta observação. No entanto, é difícil obter quaisquer coordenadas: podemos apenas presumir que a observação já terá sido feita perto da estrada M552, a cerca de 400 metros de altitude, numa encosta orientada para oeste.
As imagens do segundo registo aparentemente já terão sido captadas após o pôr do sol, por isso é razoável assumir que a planta tenha sido observada perto deste registo: coordenadas aproximadas 41.854749, -8.763978 (concelho de Caminha, distrito de Viana do Castelo - entre a A28 e a Arga de São João).
Nas fotografias deste segundo registo de Succisa pinnatifida observamos uma pequena planta de Hakea decurrens. Observando o mapa de registos desta espécie no distrito de Viana do Castelo vemos que existe um registo muito próximo daquele cujas coordenadas são 41.856884, -8.763208.
Assim, vou assumir que as coordenadas deste registo de Succisa pinnatifida são aproximadamente 41.8558, -8.7636, com erro de cerca de 0,001 grau de latitude (inferior a 150 metros).
Surge entre observações em dias diferentes - não é possível interpolar coordenadas.
Nenhuma observação com data próxima - não é possível interpolar coordenadas.
Surge entre observações em dias diferentes - não é possível interpolar coordenadas.
Surge entre observações em dias diferentes - não é possível interpolar coordenadas.
Surge entre observações em dias diferentes - não é possível interpolar coordenadas.
Σχόλια
Geologia:
https://geoportal.lneg.pt/media/p4wft3w5/cgp1m_2010.pdf
A observação na Serra de Arga localiza-se em zona identificada com o código ODp:
Quartzitos xistóides e quartzofilitos com intercalações de quartzito, metachertes e metacalcários
A Serra da Atalhada localiza-se em zona identificada com o código Oa cuja descrição tem bastantes semelhanças:
Quartzitos, filitos, quartzofilitos, metaconglomerados, metalcalcários e metavulcanoclastitos
Perto de Serpins (mais ou menos a meio caminho entre Vila Nova de Poiares e Góis) também existe uma pequena zona identificada com o código Oa. Observando o traçado do rio, percebemos que é a zona entre a Candosa e a Lomba de Alveite (passando por Cabril do Ceira), maioritariamente na margem direita do rio.
Logo ao ver a lista de espécies relacionadas com Succisa pinnatifida reparei na Saponaria officinalis, uma espécie pouco comum na Lousã e que está presente precisamente na zona de Maria Mendes (Q1: conglomerados, arenitos, silititos e argilitos), não longe de Cabril do Ceira.
Na Flora-on observamos uma mancha de ocorrência de Succisa pinnatifida entre Valongo e Castelo de Paiva que também segue uma área identificada com o código Qa na carta geológica. Entre Amarante e Vila Real acontece o mesmo (Oa, S - filitos, xistos, metachertes e metacalcários, SDp - filitos e metaquartzovaques com intercalações de quartzito, metachertes e metacalcários). A sudoeste de Lamego, a mesma coisa (Oa, S).
Aparentemente as zonas geologicamente mais aptas para a ocorrência de Succisa pinnatifida são as assinaladas na carta geológica com os códigos ODp, Oa, SDp, S.
Note-se que, por esta lógica, deveríamos encontrar Succisa pinnatifida no eixo São João da Madeira - Oliveira de Azeméis / Vale de Cambra - Sever do Vouga, bem como na serra do Bussaco, mas em nenhum destes lugares existem registos da espécie na Flora-on.
Προσθήκη σχόλιου